E se a sua competição esportiva tivesse qualidade e excelência?

Você já imaginou realizar uma competição esportiva onde o resultado final fosse nada mais nada menos que elogios e expectativas dos participantes pela próxima edição? Sim, isso é possível. Os organizadores de eventos esportivos podem criar competições com nível de excelência muito alto e obter grandes resultados ao final do evento. Mais como isso torna-se possível?

Primeiramente é necessário percebemos uma coisa que ocorreu nos últimos tempos aqui no Brasil. O esporte tem crescido a ponto de se tornar uma grande indústria, é o que muitos chamam hoje em dia de “a indústria do esporte”. Podemos dizer que parte dessa indústria são as empresas de organização de competições esportivas, ou até mesmo os organizadores independentes que movem esse mercado mais que ainda não tem um CNPJ registrado. Toda essa movimentação faz com que as equipes tenham inúmeras ofertas de competições e quando temos muitas ofertas de um mesmo produto, fazemos o que? Optamos por aquele que melhor atender as nossas expectativas e consequentemente nos tornamos mais exigentes. E é assim que hoje as equipes estão, exigentes e optando pelo melhor evento. E isso é bom.


E, ao falar em mercado, podemos dizer que esporte ou a competição esportiva se tornou um produto a ser comercializado, e portanto, as regras de venda de um produto, ou seja, as regras de relações comerciais podem muito bem ser aplicáveis aqui, sem jamais deixarmos de lado a essência do nosso produto que é a emoção, a paixão, o prazer. E desta forma o nosso produto acaba por ficar ainda mais complexo de ser oferecido.

Bom, se a oferta deste “produto” chamado esporte ficou mais complexa, como ter qualidade e excelência no evento oferecido? Vamos a isso:

Na lógica de mercado, questões como qualidade, eficiência e eficácia, atendimento diferenciado e personalizado, pontualidade, transparência, profissionalismo, simplicidade, facilidade de acesso, resolução rápida de problemas, comunicação, entre outros precisam ser considerados na hora de se planejar um evento esportivo, e tendo isto em conta, podemos sim chegar ao sucesso.


Na lógica da organização de um evento esportivo, questões que permeiam o universo esportivo é que precisam ser exploradas. Você sabia que um evento esportivo tem cinco fases?

  • 1. Ideia/concepção;
  • 2. Projeto do evento;
  • 3. Planejamento e organização;
  • 4. Realização;
  • 5. Avaliação.

E em todas essas fases o seu cliente precisa ser considerado, pois o evento é para ele. E o estudo de viabilidade: Você já se questionou se você mesmo ou a sua empresa é capaz de dar conta de toda a demanda que o evento vai requerer?

Portanto, para que o seu evento esportivo ocorra com qualidade e excelência, é necessário que você faça um bom planejamento, que estude as diversas variáveis que podem tanto ajudar como atrapalhar o seu evento, que você conheça os seus próprios objetivos e qual resultado quer alcançar. Há, e não esqueça de compartilhar todas essas informações com a equipe de trabalho.


Por fim, uma boa gestão do evento é a chave para o sucesso.

Bônus: Existem inúmeros materiais escritos que podem te ajudar com todo esse planejamento e ainda, algumas ferramentas e softwares que podem vir a ser de grande ajuda ao longo de todo o seu ciclo esportivo.

Quando se trata da parte prática do evento esportivo como por exemplo: comunicação, divulgação, inscrição de equipes, inscrição de atletas, sistema de disputa, sorteio de chaves, tabelas, classificação, atualização de resultados, estatísticas da competição, entre outros, O Ritmo do Esporte pode ser a ferramenta que necessitas para colocar qualidade no seu evento.

Camila Ritter
Gestora Esportiva

Contrate agora

R$/ mês

Faça seu cadastro

Solicite um orçamento